Secretaria de Estado do Planejamento

Edit Content
Bem-Vindo ao

Escritório de Gestão de Processos

Institucional

  • Estrutura e
    Organograma
  • Missão,
    Visão e Valores
  • Equipe
    EPROC
  • NUPROCs
    Quem Somos

Legislação

ícone

Lei Nº 15.435, de 17 de janeiro de 2011 964.72 KB 1 downloads

Dispõe sobre a simplificação do atendimento público prestado ao cidadão, institui...
ícone

Decreto Nº 188, de 26 de maio de 2015 964.72 KB 0 downloads

Institui o projeto “O Estado na Medida” no âmbito da administração direta,...
ícone

Edital FAPASC Nº 02/2022 964.72 KB 0 downloads

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc),...
ícone

Instrução Normativa Nº 2/29018 964.72 KB 0 downloads

Modelo de Governança por Processos e sobre a estrutura administrativa do Escritório...
Serviços para Governança de

Processos

O Escritório de Gestão de Processos (EPROC) oferece uma ampla gama de serviços voltados para aprimorar a gestão e a eficiência dos processos dentro da organização. O EPROC se destaca por trabalhar com um modelo que abrange 15 áreas de atuação, aprimorando as 9 áreas propostas no livro CBOK (Business Process Management Common Body of Knowledge). Essa ampliação permite ao EPROC ter uma abordagem mais abrangente e adaptada às necessidades específicas da administração pública, proporcionando soluções mais focadas à gestão de processos, como se pode observar:

Saiba Mais

I - Análise de Maturidade em BPM: Avalia o nível de maturidade da organização em relação às práticas de gestão de processos, identificando gaps e oportunidades de melhoria.
II - Alinhamento Estratégico: Garante que os processos estejam alinhados com a estratégia da organização, contribuindo para o alcance dos objetivos estabelecidos pela alta gestão da organização.
III - Modelagem de Processos (AS–IS): Cria representações gráficas dos processos, utilizando notações como BPMN, para facilitar a compreensão e a análise.
IV - Gerenciamento da Gestão de Repositório: Mantém um repositório centralizado de todos os documentos relacionados aos processos, garantindo a integridade e a acessibilidade da informação.
V - Melhoria de Processos (TO–BE): Identifica oportunidades de melhoria nos processos, sugere e viabiliza a implementação de soluções e acompanha os resultados.
VI - Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Processos: Analisa e viabiliza os estudos para emprego de sistemas de informação que suportam os processos de negócio, automatizando tarefas e integrando diferentes sistemas.
VII - Automação de Processos: Automatiza tarefas repetitivas e de alto volume, utilizando tecnologias como RPA (Robotic Process Automation), para aumentar a eficiência e reduzir custos.
VIII - Gestão da Mudança em Processos: Analisa, controla e documento as mudanças nos processos, minimizando os impactos e garantindo a adesão dos profissionais da instituição.
IX - Gestão de Projetos de BPM: Aplica as melhores práticas de gerenciamento de projetos para garantir a entrega bem-sucedida de iniciativas de BPM relacionadas a melhoria da estratégia organizacional.
X - Governança de Processos: Estabelece as políticas, padrões e procedimentos para a gestão dos processos da organização, garantindo o alinhamento com a estratégia e a conformidade com as normas.
XI - Conformidade de Processos: Assegura que os processos estejam em conformidade com as leis, regulamentos e requisitos internos da organização.
XII - Medição de Desempenho de Processos: Aprova e monitora os indicadores de desempenho (KPIs) para avaliar a eficácia dos processos e identificar áreas de melhoria.
XIII - Investigação de Processos: Realiza análises aprofundadas de processos específicos para identificar as causas de problemas e propor soluções.
XIV - Educação/Treinamento em (Gestão de) Processos: Desenvolve e implementa programas de treinamento para capacitar os profissionais da instituição na utilização das ferramentas e metodologias de BPM.
XV - Gestão do portfólio de Processos: Gerencia o portfólio de processos e o portfólio de projetos de BPM, priorizando as iniciativas com maior impacto e atuando para um melhor alinhamento estratégico.

Sobre as

Capacitações

  • Cursos
  • Cursos Corporativos
  • Cursos Finalísticos
  • Secretaria de Estado do Planejamento - SEPLAN

EPROC em

Números

1

Processos Mapeados

+ 1

Alunos Capacitados

1

Turmas EAD
+ 7 Workshop

1

NUPROCs

+ 1 Milhões

Investidos em Bolsas para Especialistas

1

Órgãos Estaduais Intergrados

1 Mil

Cidadão Impactado Diretamente

Remove-bg.ai_1729282260972.png

Contato do

EPROC

  • Local:

    Centro Administrativo - Rod. SC-401, Km15, Nº 4600
    Saco Grande - Florianópolis/SC

  • Horário de Expediente:

    das 12h às 19h de Segunda a Sexta

  • Telefone:

    +55 (48) 3665-1645

  • E-mail:

    eproc@seplan.sc.gov.br