Edit Content
-
Você está em
Sobre o Arquivo Público
Sobre o Arquivo Público
Idealizado pelo engenheiro civil Hercílio Pedro da Luz em 1898 e instituído de forma definitiva por meio da Lei nº 2.378 de 28 de Junho de 1960, pelo então governador Heriberto Hülse, o Arquivo Público do Estado de Santa Catarina abriga cerca de 2.500 metros lineares de documentos, o que corresponde, aproximadamente, a 130 mil códices/livros ou 6 milhões de folhas de registros, que estão organizados em mais de 200 conjuntos documentais. Dedica-se à gestão, à preservação e à difusão da documentação que registra a história administrativa de Santa Catarina desde o século XVIII, garantindo o acesso aos documentos públicos e históricos de interesse da sociedade.
Somam-se a esse patrimônio documental um acervo cartográfico com cerca de 3 mil mapas, plantas e croquis, 15 mil itens iconográficos, 10 mil volumes de materiais especiais (CDs, DVDs, VHSs, microfilmes etc) e uma Biblioteca de Apoio que acomoda mais de 8 mil volumes bibliográficos textuais, dentre eles obras raras, periódicos, legislação, relatórios etc.
O acervo está disponível para pesquisa na sede do Arquivo Público. Nosso Sistema de Consulta ao Acervo está sendo implantado em parceria com o Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) do Ministério Público do Estado de Santa Catarina para digitalização de parte do acervo. Conforme a digitalização dos materiais prosseguir, mais registros serão disponibilizados. Já é possível consultar as edições do Diário Oficial do Estado de 1934 a 2011, milhares de imagens do acervo iconográfico e os instrumentos de pesquisa produzidos pelo Arquivo Público (índices, inventários, catálogos e transcrições de documentos que auxiliam a pesquisar no acervo).
Além de gerir os documentos de valor permanente, o Arquivo Público é responsável pela gestão documental, em parceria com os órgãos da administração pública estadual, definindo normas e procedimentos técnicos sobre a produção, a tramitação, a classificação, a avaliação e o arquivamento dos documentos nas fases corrente e intermediária, incluindo o estabelecimento de prazos de guarda e destinação final por meio dos instrumentos de gestão documental.
Rodrigo Fernando
Beirão
+55 (48) 3665-6211
diap@sea.sc.gov.br
SEA
A solicitação de pesquisa à distância deve ser realizada pelo Portal de Serviços do Governo do Estado. Você deve clicar em “Solicitar”, depois cadastrar-se ou fazer login no sistema Gov.br, preencher o formulário e clicar em “Solicitar serviço”. É possível anexar arquivos a título de complementação. Acompanhe a solicitação clicando na opção “Minhas solicitações”, disponível ao clicar no seu nome (canto superior direito da página), onde estará a resposta assim que disponível. O prazo de resposta às consultas à distância é de até 15 (quinze) dias úteis. O serviço é gratuito.
Arquivo
Público
Mille Anny de Albuquerque
Cassol Gesser
Nome
Nome
Nome
Nome
Números
Recolhimentos
Visitas Escolares
Publicações no DOE
Arquivo Público
das 13h às 19h de Segunda a Sexta
+55 (48) 3665-6294
diap@sea.sc.gov.br
Rua das Camélias, 345, Térreo. Kobrasol, São José-SC, 88.102-480